sexta-feira, 27 de setembro de 2019


ALUNOS: Deborah Karen, Eduardo Barros, Hanna Alves, Johnes Menezes, Maria Eduarda Alencar, Monique Palheta, Shara Rhanna, Thyana Leticia


RESENHA 

O entendimento do idoso sobre a prestação de serviços nas UBS

Este trabalho tem por finalidade discutir a qualidade da saúde oferecida a população idosa, especialmente ao atendimento do idoso nas unidades básicas de saúdes descrito nos resumos, os quais evidência críticas e sugestões do atendimento dos profissionais da saúde para com os idosos.  
O projeto discorre em humanizar o âmbito profissional da saúde para com a atenção ao atendimento do idoso na UBS, visto que é uma comunidade carente a respeito de certas mazelas enfrentadas no âmbito social, psicológico e espiritual. Dessa forma, humanizar os profissionais da saúde para melhorar o atendimento na saúde do idoso é de extrema importância e necessidade.
A população idosa tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Com essa perspectiva, a saúde dessa faixa se torna uma preocupação. Para agilizar o acesso a saúde dos mesmos, se faz necessário profissionais capacitados não só para o atendimento e cuidado ao paciente, mas também para facilitar o acesso as informações e priorizar o bem estar do idoso, tratando-os de forma mais humana e respeitando seus direitos que são garantidos pelo Estatuto do Idoso. Isto viabiliza a relação entre profissional e cidadão e transforma a   relação entre o viver e o envelhecer.
Um dos maiores feitos da humanidade foi a ampliação do tempo de vida, sob o aspecto de que não basta apenas envelhecer mas envelhecer com saúde e analisando a percepção do atendimento ao idosos e sob os aspectos observados na visita aos idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, verifica-se a necessidade do cuidado humanizado e o desenvolvimento de políticas públicas que interferem na qualidade do atendimento da atenção básica pois trata-se de uma população especial que necessita receber uma assistência diferenciada.
É essencial o desenvolvimento de políticas públicas que garantem o acesso dos idosos à saúde, uma vez que esses têm mais dificuldade de deslocar-se até as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse Contexto, é importante salientar, também, a qualificação de profissionais de saúde para melhor atender esses idosos, um exemplo de política pública na qual o atendimento do idoso se encaixa, é a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é um dos agentes realizadores da visita domiciliar. Entretanto, para que essa ferramenta social funcione qualitativamente, é primordial a qualificação e instrução dos prestadores desse serviço. Somente assim será possível melhorar o acesso dos idosos à rede de saúde, consequentemente, oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida desses indivíduos e das pessoas que vivem ao seu redor.
Através desses conceitos é possível visualizar a carência da humanização por parte de alguns profissionais no ambiente hospitalar. Com isso, vimos que as idosas do SCFV não se agradam com os profissionais que a tratam com descaso. Esta experiência que nos levou a pensar e refletir sobre a humanização que deve existir nas UBS, hospitais e dentro de nós, seres humanos e futuros enfermeiros. Pois as mesmas relatam experiências vividas sobre o assunto, as quais não foram tão agradáveis. Dessa forma como elas representam muitos outros que ainda não falaram sobre o assunto. Assim, essa humanização deve ser tratada como prioridade nos meios de atendimento.
Um dos desafios mais evidentes da gestão da saúde pública no Brasil é a melhoria da qualidade dos serviços. A tecnologia trouxe a evolução de técnicas importantes e ganhos na gestão, mas, por outro lado, não é suficiente para promover a humanização na saúde, que está diretamente ligada a satisfação dos cidadãos. 
Um atendimento mais voltado para o idoso com um aspecto humanizado que transmite ao paciente um sentimento de valorização, é fundamental em todas as idades, porém, torna-se mais importante quando o paciente é idoso, já que a etapa de envelhecimento traz inúmeras limitações: fragilidades do corpo, enfermidades da mente, problemas dos mais diversos com as quais o indivíduo não estava familiarizado nos anos anteriores. Diante disso, o idoso costuma estar mais sensibilizado com relação à própria saúde. Dessa forma, atenção do profissional ao modo de falar, cuidado com o paciente e empatia a suas dificuldades são fundamentais.

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