sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Alunos: Deborah Karen, Eduardo Barros, Hanna Alves, Johnes Menezes, Maria Eduarda Alencar, Monique Palheta, Shara Rhanna, Thyana Leticia



1 TEMA

Assunto: Saúde do Idoso
Título: O entendimento do idoso sobre a prestação de serviços nas UBS

2 OBJETIVOS

2.1 Geral:

Informar que o problema relacionado ao mau atendimento dos idosos nas unidades básicas de saúde pode existir, já que os relatos feitos por parte dos idosos presentes na Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), mostram que esse é um dilema ainda persistente na esfera social.

2.2 Específicos:
·    Buscar informações sobre o atendimento na UBS, se este realmente condiz com o relatado pelos idosos.
·     Caso se confirme, promover ações que possam ajudar a solucionar tal problemática como capacitações e palestras educativas.
·       Promover o atendimento humanizado aos idosos dentro da UBS.

3 PROBLEMÁTICA

Qual a importância da capacitação aos profissionais de saúde no cuidado ao idoso?

4 HIPÓTESE

Hipótese 1: O idoso avalia positivamente ou negativamente a prestação de serviço na UBS.

Hipótese 2: Como a capacitação dos profissionais de saúde minimiza os problemas no atendimento e otimiza os resultados.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Este trabalho tem por finalidade discutir a qualidade da saúde oferecida a população idosa, especialmente ao atendimento do idoso nas unidades básicas de saúde, descrito nos resumos, os quais evidência críticas e sugestões do atendimento dos profissionais da saúde para com os idosos.
O projeto discorre em humanizar o âmbito profissional da saúde para com a atenção ao atendimento do idoso na UBS, visto que é uma comunidade carente a respeito de certas mazelas enfrentadas no âmbito social, psicológico e espiritual. Dessa forma, humanizar os profissionais da saúde para melhorar o atendimento na saúde do idoso é de extrema importância e necessidade.
Um dos maiores feitos da humanidade foi a ampliação do tempo de vida, sob o aspecto de que não basta apenas envelhecer mas envelhecer com saúde e analisando a percepção do atendimento ao idosos e sob os aspectos observados na visita aos idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, verifica-se a necessidade do cuidado humanizado e o desenvolvimento de políticas públicas que interferem na qualidade do atendimento da atenção básica pois trata-se de uma população especial que necessita receber uma assistência diferenciada.
É essencial o desenvolvimento de políticas públicas que garantem o acesso dos idosos à saúde, uma vez que esses têm mais dificuldade de deslocar-se até as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse Contexto, é importante salientar, também, a qualificação de profissionais de saúde para melhor atender esses idosos, um exemplo de política pública na qual o atendimento do idoso se encaixa, é a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é um dos agentes realizadores da visita domiciliar. Entretanto, para que essa ferramenta social funcione qualitativamente, é primordial a qualificação e instrução dos prestadores desse serviço. Somente assim será possível melhorar o acesso dos idosos à rede de saúde, consequentemente, oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida desses indivíduos e das pessoas que vivem ao seu redor.
Um dos desafios mais evidentes da gestão da saúde pública no Brasil é a melhoria da qualidade dos serviços. A tecnologia trouxe a evolução de técnicas importantes e ganhos na gestão, mas, por outro lado, não é suficiente para promover a humanização na saúde, que está diretamente ligada a satisfação dos cidadãos.

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